quinta-feira, 8 de setembro de 2011

HABILITAÇÃO EM ELETROCARDIOGRAMA

HABILITAÇÃO EM ELETROCARDIOGRAMA

         A simulação aplicada ao ensino em saúde é uma técnica destinada a substituir experiências de pacientes reais por experiências orientadas, reproduzidas artificialmente em cenários ou manequins, evocando aspectos do mundo real de maneira interativa. A educação continuada e o treinamento associado à simulação permitem criar novos métodos de aprendizado, sem colocar os pacientes sob risco, e estão entre as mais eficazes armas para melhoria da qualidade assistencial.

Objetivos do Curso

         O curso tem como meta fornecer noções de eletrofisiologia cardíaca e elementos necessários para a execução e interpretação do eletrocardiograma de maneira a compreender as arritmias e suas demais alterações. 

Principais temas      

Anatomia e fisiologia cardíaca;
Eletrofisiologia cardíaca
Biofisica: vetor (direção do estímulo elétrico)
Traçado eletrocardigráfico, formato de ondas e intervalos
Derivações bipolares e precordiais
Eletrocardiograma normal
Principais arritmias (taquiarritmias e bradiarritimias)
Alterações eletrocardiográficas no IAM e na Angina
Estudo de casos clínicos
Teste de habilidades especifica
Pré-teste e pós-teste

Dinâmica do Curso

         O curso é essencialmente teórico e prático.  As aulas serão criteriosamente assistidas em data show e DVD e irão abordar técnicas de Habilitação em eletrocardiograma e outros procedimentos clínicos e todos os equipamentos e acessórios necessários ao treinamento daquela determinada habilidade.

Público Alvo

         Profissionais de saúde, como médicos, enfermeiras, técnicos de emergência médica, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, acadêmicos de medicina e de enfermagem, residentes, técnicos e auxiliares de enfermagem, policiais e outros profissionais da saúde. De forma a abordar profissionais que trabalham com cuidados de saúde em diversos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário