quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SUPORTE MÉDICO DE EMERGÊNCIA EM OPERAÇÕES TÁTICAS CIVIS


CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SUPORTE MÉDICO DE EMERGÊNCIA EM OPERAÇÕES TÁTICAS CIVIS

Reconhecimento e normatização do Ministério da Saúde para o curso de Capacitação em Suporte Médico de Emergência em Operações Táticas Civis

         O curso de Capacitação em Suporte Médico de Emergência em Operações Táticas Civis, com carga horária de 15 horas/aulas segue rigorosamente as normas de qualidade e segurança ditadas pelo Ministério da Saúde (MS) através da portaria 2.048 de 05.11.2002, que regulamenta todo o serviço de Urgência e Emergência, sempre em convênio com IES (instituição de ensino superior).
         Considerando a necessidade de estimular a criação de estruturas capazes de problematizar a realidade dos serviços e estabelecer o nexo entre trabalho e educação, de forma a resgatar o processo de capacitação e educação continuada para o desenvolvimento dos serviços e geração de impacto em saúde dentro de cada nível de atenção e ainda de propor currículos mínimos de capacitação e habilitação para o atendimento às urgências, em face dos inúmeros conteúdos programáticos e cargas horárias existentes no país.

Capacitação em Suporte Médico de Emergência em Operações Táticas Civis

          A simulação aplicada ao ensino em saúde é uma técnica destinada a substituir experiências de pacientes reais por experiências orientadas, reproduzidas através de conhecimento cientifico, evocando aspectos do mundo real de maneira interativa. A educação continuada e o treinamento associado à simulação permitem criar novos métodos de aprendizado, sem colocar os pacientes sob risco, e estão entre as mais eficazes armas para melhoria da qualidade assistencial.

Objetivos do Curso

         O curso objetiva demonstrar de forma clara e minuciosa as técnicas e o momento exato das habilidades de suporte medico em situações emergenciais para profissionais habilitados em operações táticas civis.

Principais Temas Abordados
·   Medicina protetora
·   Benefícios do Suporte Médico de Emergência em Operações Táticas Civis (SMEOT)
·   Barreira para a acesso dos Serviços medico de emergência (SME) tradicionais
·   Zonas de Atendimento
·   Diferença entre o SMEOT e o SME (decisões custo-beneficio, tratamento das vias aéreas, parada cardíaca, imobilização de coluna, metodologia de avaliação rápida e remota e disciplina a respeito de luz e de ruído)
·   Operações médicas contra o terrorismo
·   Suporte da ciência forense
·   Inteligência medica
·   Triagem para encarceramento
·   Defesa do paciente

Dinâmica do Curso

         O curso é essencialmente teórico e cientifico. Segue rigidamente o programa e conteúdo definidos pelo comitê do curso Capacitação em Suporte Médico de Emergência em Operações Táticas Civis, normas do ministério da saúde e portaria 2.048 de 05.11.2002, que regulamenta todo o serviço de Urgência e Emergência.

Público Alvo

         Profissionais de saúde, como médicos, enfermeiras, técnicos de emergência médica, estudantes de medicina, residentes, estudantes de enfermagem, técnicos e auxiliares de enfermagem, policiais e outros profissionais da saúde. Profissionais que trabalham com cuidados de saúde em diversos locais, tanto dentro quanto fora do hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário